A protecção do iran na etnia Papel

Historicamente, a população Papel ocupava o centro de Bissau (que corresponde hoje ao actual Sector Autónomo de Bissau e região de Biombo). A expansão actual da cidade capital e seus arredores, impulsionou a vinda de uma miscelânea de populações de todas as etnias do país para o centro. Apesar disso, ainda são os Papéis que habitam a maior parte das povoações que rodeiam Bissau, desde o ilhéu do Rei, Antula, Safim, Bor, até Ondame.




Cerimónia de Kansaré da etnia Papel
Kansaré é um iran em que as pessoas da etnia papel acreditam e cujo poder está na protecção de uma tabanca e das pessoas que lá habitam, contra eventuais feitiços que lhes sejam lançados.
Também é tradição, assim que nasce uma criança, levá-la ao Kansaré, com o intuito de informá-lo da sua existência, para que possa também protegê-la. Só a partir desse momento é que a mãe da criança poderá colocá-la às costas no “bambaram”.

1 comentário:

michelte disse...

sem palavras para descrever as vossas criatividades as vossas iniciativas... tenho visto sempre os vossos blogs e cada vez fico mais preso a vós... não sei se é do sangue mas sinto-me como se fosse eu nos vossos lugares a mostrar a nossa identidade para o mundo fora... não tenho nada mais para vos dizer senão: força força força força... aqueles abraços da nossa amada terra... Deus sta ku nós...