A criação de um grupo!


"Netos de Bandim" é um grupo cultural criado em Bissau, nomeadamente no Bairro de Bandim.

Este grupo, fundado a 12 de Novembro de 2000, tem como objectivo estabelecer uma comunicação transversal no seio da população, valorizando a sua cultura. Para tal, nada melhor do que fazer chegar esta variedade cultural, através dos herdeiros da Guiné-Bissau, crianças que encarnam as diferentes tradições, dando-lhes música, voz e movimento. O grupo pretende a formação das crianças nos diferentes domínios da cultura, assim como criar-lhes o espírito e a dinâmica culturais. Mostrar-lhes os meios para valorizarem os seus costumes e tradições, afastando-as assim da delinquência infantil e juvenil é outro dos seus objectivos. Promover e divulgar a cultura nacional, levando-a além fronteiras, desperta no “Netos de Bandim” o desejo de trabalhar mais intensamente.

O grupo é constituído por 50 (cinquenta) crianças, 01 (um) Coordenador, 01 (um) Vice Coordenador, 01 (um) Secretário, 01 (um) Tesoureiro e 01 (um) Responsável de relações públicas e Manager.

Além do objectivo já referido, o "Netos de Bandim" pretende ainda:
  • Sensibilizar a comunidade sobre a mudança da mentalidade face aos Direitos das Crianças;
  • Incrementar o protagonismo infanto‑juvenil na abordagem comunitária dos problemas que afectam a infância e a maternidade.
  • Possibilitar às crianças a oportunidade de denunciarem as diferentes formas de violações dos seus direitos através de danças, canções, teatros e poesias;
  • Criar o espírito e a dinâmica cultural no seio das crianças;
  • Mobilizar a adesão das populações em matéria da implementação da CDC (Convenção dos Direitos da Criança);
  • Proporcionar momentos de intercâmbios entre as crianças de diferentes horizontes culturais.

Sem comentários: